All About Eve (br: A malvada / pt: Eva) é um filme americano de 1950, do gênero drama, escrito e dirigido por Joseph L. Mankiewicz, baseado na obra The Wisdom of Eve, de Mary Orr.
Margo Channing é uma reconhecida atriz da Broadway que está envelhecendo e Eve Harrington é uma jovem fã que consegue se infiltrar na vida de Channing e que acaba ameaçando sua carreira e relacionamentos pessoais.
Desde o momento em que vislumbra seu ídolo na porta do teatro, Eve Harrington (Anne Baxter) dirige-se impiedosamente rumo a seu objetivo: arrebatar as rédeas do poder da grande atriz Margo Channing (Bette Davis). A astuta Eve manobra seu caminho para tomar o lugar de Margo na Broadway, causa sensação e interfere na vida do namorado de Margo, o escritor de suas peças (Hugh Marlowe), e da esposa dele (Celest Holm). Apenas o cínico crítico de teatro (George Sanders) consegue perceber as intenções de Eve, admirando sua audácia e o padrão perfeito da dissimulação.
Davis .... Margo Channing
Anne Baxter .... Eve Harrington
Gary Merrill .... Bill Sampson
George Sanders .... Addison DeWitt
Hugh Marlowe .... Lloyd Richards
Celeste Holm .... Karen Richards
Thelma Ritter ..... Birdie Coonan
Marilyn Monroe .... Srta. Caswell
Barbara Bates .... Phoebe
Principais prêmios
Anne Baxter, intérprete de Eve HarringtonReconhecido como um dos maiores clássicos do cinema hollywoodiano, All About Eve foi selecionado para preservação pela Biblioteca do Congresso dos EUA.
Óscar 1951 (EUA)
Venceu nas categorias de melhor filme (Darryl F. Zanuck, produtor), melhor ator coadjuvante (George Sanders), melhor diretor (Joseph L. Mankiewicz), melhor roteiro adaptado (Joseph L. Mankiewicz), melhor som (Thomas T. Moulton) e melhor figurino - preto-e-branco (Edith Head e Charles Le Maire).
Indicado nas categorias de melhor atriz (Anne Baxter e Bette Davis), melhor atriz coadjuvante (Celeste Holm e Thelma Ritter), melhor direção de arte - preto-e-branco, melhor fotografia - preto-e-branco, melhor edição e melhor trilha sonora - drama/comédia
Globo de Ouro 1951 (EUA)
Indicado nas categorias de melhor filme - drama, melhor atriz - drama (Bette Davis), melhor diretor (Joseph L. Mankiewicz), melhor ator coadjuvante (George Sanders) e melhor atriz coadjuvante (Thelma Ritter).
Festival de Cinema de Cannes 1951 (França)
Venceu na categoria de melhor atriz (Bette Davis).
Indicado ao Grande Prêmio do Festival.
Joseph L. Mankiewicz recebeu o Prêmio Especial do Júri.
BAFTA 1951 (Reino Unido)
Curiosidades
"Srta. Caswell" foi um dos primeiros papéis de destaque de Marilyn Monroe.
Claudette Colbert era a atriz escolhida originalmente para o papel de "Margo Channing", mas sofreu ruptura do disco durante uma filmagem anterior e foi substituída por Bette Davis.
Ingrid Bergman foi outra atriz cogitada para o papel de "Margo Channing", mas ela tinha acabado de se apaixonar pelo diretor italiano Roberto Rosselini e não quis se afastar da Itália.
A atriz Zsa Zsa Gabor, que era casada com George Sanders na época, invadiu o set de filmagens porque ficou com ciúmes da novata Marilyn Monroe.
No Brasil, o filme serviu de base para Gilberto Braga criar a telenovela Celebridade.
É o filme que possui mais indicações femininas ao Oscar. Bette Davis e Anne Baxter ao Oscar de Melhor Atriz e Celeste Holm e Thelma Ritter para o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Nenhuma ganhou.
Título original:
All About Eve
Duração:
138 minutos (2 horas e 18 minutos)
Gênero:
Drama
Direção:
Joseph L. Mankiewicz
Ano:
1950
País de origem:
EUA
fonte: filmes de cinema
Nenhum comentário:
Postar um comentário